Uso de objetos de prata no dia a dia
A prata (do latim vulgar platta, argentum) é um elemento químico de símbolo Ag e de número atômico igual a 47 (47 prótons e 47 elétrons). À temperatura ambiente, a prata encontra-se no estado sólido. No teste de chama, assume a cor lilás. (Wikipédia)
A prata tem propriedades medicinais e vem sendo usada há mais de 2000 anos, na natureza está frequentemente associada ao cobre. A propriedade antimicrobiana da prata e de seus compostos é a base principal de sua aplicação medicinal desde o século XIX. Desde então a prata teve diversas utilizações e seu enorme potencial para o tratamento de lesões foi sendo aos poucos descoberto.
Quando incorporadas nos tecidos, os fios de prata contribuem para melhor saúde da pele, combatem fungos e odores.
(Fonte de informação: revista Farmácia Saúde - 01/2005)
Já tem no mercado uma linha de vestuário anti-séptico, que associa o uso da prata na fabricação dos tecidos de forma a beneficiar quem os veste da libertação de iões de carga positiva da prata, que atacam as células bacterianas ao bloquearem os enzimas necessários ao seu metabolismo e multiplicação e desestabilizarem a membrana e o plasma dessas células, inviabilizando-lhes a continuação da vida.
PRATA (Ag) <> - Potente antibiótico natural. Elimina mais 650 bactérias diferentes, fungos, vírus e doenças provocadas por micro-organismos.
Objetos em prata costumam escurecer e isso é devido as peculiaridades de cada individuo que pode ter o suor muito ácido. E convenhamos, não existe prata que não escureça! Só que para pessoas que possuem o problema de (acidez elevada), a prata escurece mais rapidamente.
Dicas de limpeza de joias em prata:
Prata: Quando a prata fica preta e sem brilho, deixe a peça de molho em meia xícara de vinagre e duas colheres (das de sopa) de bicarbonato, por cerca de três horas. Depois esfregue as peças com uma toalha seca. Pronto! Sua prata ficará nova em folha.
Equilíbrio Corpo e Vida
Interior de São Paulo - SP